A história de Ester e a Festa de Purim



A história de Ester e a Festa de Purim nos ensinam que em meio a um tempo de angústias, de crises, de instabilidades e conflitos, devemos saber que não importa se estamos sentindopois o Senhor está sempre conosco! Assim como seu nome não aparece no livro de Ester, às vezes pensamos que Deus não se importa mais conosco e que estamos por nossa conta e risco. Não! Não é pelo que vemos, mas pelo que cremos, não é pelo que sentimos, mas por quem Deus é!

ESTER
Era uma menina órfã, cuja família havia sido desterrada de Israel para a Babilônia durante o cerco de Nabucodonosor, cerca de 100 anos antes. A Bíblia a descreve como uma inocente filha do povo de Israel e como uma mulher de valor, valorosa. Com sua inteligência, conseguiu provocar uma crise de confiança, tensões e ruptura nas até então excelentes relações entre Xerxes e seu ministro Haman. Graças isso ocorreu o milagre do livramento do povo de Deus de ser exterminado e Ester entrou para a história como aquela que salvou os judeus do extermínio planejado por Haman.


Ester foi criada pelo seu tio, Mordequai, que a adotou como filha para educá-la após o falecimento de seus pais. Ainda jovem foi retirada abruptamente do convívio com seu tio, quando o rei Xerxes decidiu renovar seu harém após a decepção amorosa que tivera com a rainha Vasti. Ao fazer parte do harém real, Ester deixaria de ter uma vida própria, casar-se e constituir família, para servir aos desejos do rei junto com outras dezenas e centenas de moças na mesma situação.
Enquanto Ester, na sua cidade, vivia o seu dia a dia, no palácio real se desenrolava um acontecimento que iria mudar completamente a sua vida e a vida de Vasti, a esposa do rei Assuero.
Estava havendo no palácio uma grande festa. O rei, então, mandou chamar a rainha Vasti para fazer parte daquela reunião, porém ela, veementemente, se negou a participar de uma festa onde só havia homens embriagados. Este NÃO da rainha soou muito forte perante o rei e seus convidados. Ouvindo ele o conselho de um de seus conselheiros, decidiu banir, para sempre, da sua presença a rainha. Agora, ela não seria mais a poderosa rainha, não seria mais a mulher mais poderosa do Oriente Médio.
Não sabemos muita coisa sobre este fato mas de uma coisa temos certeza: a mão do Senhor estava agindo em todos estes acontecimentos. Ele, por ser um Deus onisciente, já sabia o que iria acontecer no futuro. O plano perfeito dEle estava caminhando a fim de salvar o Seu povo.  você se lembra de algum fato que aconteceu em sua vida e, lá na frente, você descobriu que tudo foi para o seu bem, ou para o bem da sua família, ou para o bem daquela pessoa que você ama, ou para o bem da sua igreja...? Assim como ela, nós também temos o privilégio de Ter o mesmo Deus direcionando a nossa vida para atingir o plano que Ele tem para mim e para você. Temos o mesmo Deus cuidando do nosso caminhar, cuidando do nosso dia a dia. Cabe a nós repousarmos em Seus braços, crendo que Ele tem sempre o melhor para nós. Cabe a mim e a você descobrirmos as oportunidades que o Senhor coloca diante de nós e trabalharmos nelas a fim de que possamos ser úteis a Seu reino.
As qualidades do caráter de Ester são destacadas em seu livro e dentre elas podem ser notadas: cativante, obediente, formosa, modesta e humilde, intercessora (buscou auxílio com jejum e oração), corajosa, leal e persistente. Assim, ela conquistou o coração e a confiança do rei Xerxes e de todo o reino da Média e da Pérsia,

Mas o principal sentido da Festa de Purim para nossos dias, ao celebrarmos o livramento concedido por Deus ao seu povo, ao desbaratar os planos do diabo e honrar seu povo. Que seja esse o espírito de Purim sobre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei Feliz em ler o seu comentário!!!!