Parabéns a você domestica!

Empregada doméstica,  (babá, passadeira, diarista, faxineira)  trabalhadora com tanta freqüência criticada e tão poucas vezes elogiada. Qualquer falha nos seus afazeres, qualquer defeito na execução de um serviço e logo é motivo de admoestações diretas ou críticas pelas costas. Ela está, via de regra, rigorosamente proibida de se enganar ou errar.
Se, por outro lado, o seu trabalho é bom, esmerado, fruto de uma dedicação digna de aplausos, os elogios não surgem.

Sempre que eu ouço alguém dizer que a empregada é praticamente da família, fico curiosa para saber se meu interlocutor ou interlocutora se interessa pela vida, a realidade, os desejos e frustrações daquela empregada que lhe presta serviços domésticos. Muitos  patroes só pensam no dinheiro que estão pagando, mas eles nao pensam que o tempo que a pregada dedica a sua casa sua familia, muitas ainda cuidam dos filhos deles, esse amor nao a salario que pague.
Muitas tem hora pra chegar e nao tem hora pra sair, e muitas nao pagam a hora extra apesar de ser lei...outras dormem eventualmente e tbém nao recebem por esse serviço. Emfim muitos patrões ainda cometem irregularidade.

Tempos houve, herança talvez do Brasil colonial, da ignomínia da escravatura, em que as empregadas domésticas não tinham qualquer direito. Trabalhavam o dia inteiro e parte da noite apenas em troca de alimentação, uma cama para dormir e às vezes algum dinheiro ao final do mês, sem dia certo para ser pago.
Por certo as coisas mudaram. Hoje, esse trabalho tão digno é melhor reconhecido e remunerado, se bem que ainda haja muito a caminhar para que se faça justiça em favor dessas profissionais.

Infelizmente, como em toda profissão, existem as más empregadas, ou as falsas domésticas, dando a essa categoria profissional uma imagem negativa. Não se pode, no entanto, deixar que as deploráveis exceções prejudiquem as trabalhadoras que se esforçam, que trabalham honradamente, que muito dão de si para servir às famílias para as quais trabalham.

É a essas dedicadas profissionais que saudamos hoje, com pureza de sentimentos e elevação de propósitos, para que saibam que o seu esforço, seu zelo, sua dedicação, encontram reconhecimento.
A você, empregada doméstica, sincera e leal, cônscia de suas responsabilidades, o nosso abraço e a minha homenagem nesse dia que é seu.


O que vou fazer para que hoje seja um dia legal?

Bem amigas aqui estou eu outra vez, e estive um pouco sumida, e resolvi falar de algo que acontece bastante e que nós muitas vezes nem damos valor de verdade, sabe o que é?! É simplesmente aproveitar a vida como ela é, se você trabalha fora o dia todo, acorda cedo, pega ônibus lotado, enfrenta o dia no trabalho, cada pepino e com a cabeça cheia de perrengues pra resolver em casa, se seu dia é assim, ou se é mais light, mais do tipo de quem fica em casa, cuidando da casa, dos maravilhosos afazeres domésticos, tem sua cabeça muitas vezes cheia de perrengues também, ou não, o que quero dizer, é que seja lá como a sua vida é, na sua essência mesmo, que você possa estar fazendo valer o máximo a sua vida, porque a nossa vida é hoje, e não amanhã, porque a nossa vida é agora e não daqui a pouco, temos o hoje para viver e sermos felizes, temos que cada uma de sua maneira viver de forma que traga alegria, plenitude para a sua vida.  Seja fazendo algo que você goste como artesenato, academia, escrever, ler, cuidar da casa, seja no que for, e como for, temos que ver a nossa vida, e fazermos dela uma oásis a cada dia.  Claro que problemas teremos, problemas apareceram do nada, mas temos que focar no que nos faz feliz, no que nos dá prazer, no que é melhor para mim, no que é que me faz ficar bem.  Nada de pensar no que já foi. Temos que focar no agora, no hoje, no que vou fazer para que hoje seja um dia legal para mim e para os meus.  Eu por exemplo saio as 4:50 da madrugada e chego em casa as 21:30, e isso as vezes cansa, e como cansa, mas eu tento me manter sempre ativa na minha area,  o que importa é estar bem, feliz e fazendo do meu dia um dia agradável pra mim mesma.
Pense nisso, e respire fundo quando estiver quase louca no meio da tarde com vontade de puxar os cabelos kkkkkkkkkk, pense que a vida é agora, e que devemos viver o que temos hoje, porque tudo passa, e passa rápido demais.